O conceito de felicidade é um das mais complexas e relativas discussões do mundo contemporâneo. Tanto que existe até um ranking feito pela ONU dos países mais felizes do planeta.
Nele, o Brasil ocupa a 22ª posição entre os 155 países registrados, segundo levantamento divulgado em 2017. No ano passado, estávamos em 17º. A primeira colocada é a Noruega.
Brasil é o 22º país mais feliz do mundo
Dentro de todas essas variáveis, que somam condição social, financeira, política e estrutural de um país, uma absoluta guia a dinâmica dos países ocidentais e orientais: a busca pelo dinheiro e sucesso, seja lá o que isso signifique.
A reflexão sobre a forma como a vida adulta nos atinge, fazendo com que busquemos refúgios em drogas sociais e medicinais, está inserida no vídeo Happiness, um curta-metragem produzido pelo artista londrino Steve Cutts.
Nele, Cutts mostra uma sociedade de ratos vivendo como a maioria dos humanos adultos, com a rotina dura onde todos seguem os mesmos caminhos e fazem as mesmas coisas. São 4 minutos valiosos para se propor uma reflexão sobre nossa própria vida.