Seja mais feliz seguindo esses pensamentos chineses

Confúcio foi um filósofo e pensador chinês que teve uma grande influência na cultura e filosofia asiáticas, especialmente na China, Japão e Coreia do Sul. A Doutrina de Confúcio não se trata de uma religião, mas sim de uma filosofia e estilo de vida, e é fundamentada na busca pelo Tao, a harmonia da vida e do mundo.

Para chegar ao Tao, o confucionismo coloca os valores da família como base, inclusive na política. Separamos aqui alguns de seus conceitos para que você leia e reflita. Nós acreditamos que, seja qual for sua religião, esses conceitos podem ser aplicados à vida de qualquer um e os resultados certamente serão positivos.

1. O que você faz volta para você
Trata-se da lei da reciprocidade. A forma como você trata outras pessoas será a forma como elas te tratarão. Então reflita se um dia for mal atendido em algum serviço, ou até mesmo no seu dia a dia, com a família e colegas de trabalho. Se as suas relações não estão boas, significa que você mesmo está fazendo algo errado. Mesmo que alguém seja ríspido, retribua com educação e até mesmo um sorriso.

2. Você precisa fazer para entender
Confúcio disse: “Eu ouço e esqueço. Eu vejo e lembro. Eu faço e entendo”. Por exemplo: você pode ler algo em um livro e não entender exatamente o que o autor quis dizer. Em outro caso, você vê algo acontecendo na vida de alguém e tem uma breve ideia como agiria naquela situação. Mas para realmente entender algumas coisas na vida, é preciso agir. Se alguém tem algum problema, tente ajudar. Se você não entende algo, divida com alguém. Esta é a melhor forma de entender o mundo e a si mesmo.

3. Vá devagar se for preciso
“Não importa se o seu caminho for lento, desde que você não pare”. Ou seja: para quê acelerar? Em muitos casos, tomar medidas drásticas para obter resultados imediatos nem sempre funcionam. As situações em nossas vidas nem sempre são fáceis e tudo tem seu tempo para acontecer. Portanto, continue no seu caminho, sem acelerar o processo. E se você sofre do efeito contrário e se afunda na perigosa procrastinação, é hora de agir. O ideal é dar um passo de cada vez, sem acelerar nem parar.

4. Tenha foco naquilo que você quer
Se você focar no que quer, terá aquilo em sua vida. Mudar seus pensamentos e transformá-los em pura positividade vai mudar o mundo ao seu redor. É claro que nem sempre é fácil, pois algumas adversidades na vida são desanimadoras, mas o importante é manter o foco. Se está fazendo tudo certo e superando os problemas, você conseguirá aquilo que tanto deseja.

5. Evite os impulsos e as coisas ruins
“Quando a raiva aumenta, pense nas consequências”, disse o pensador chinês. Algumas situações são como um teste para sua paciência e tolerância. Antes de discutir, brigar ou agredir, reflita e imagine o que pode vir depois. Pense nisso: vale a pena seguir com tantas discussões? Mesmo que a pessoa esteja errada, deixe para lá. Ao contrário do que muitos pensam, evitar brigas é uma forma de evoluir como ser humano.

​6. Você está aqui
Confúcio escreveu: “Lembre-se: não importa para onde você vai, você está aqui agora”. Planejar o futuro é importante, mas o mais importante é viver o presente. Errou no passado? Aprenda com os erros e esqueça. Já passou. Além disso, pensar única e exclusivamente no futuro pode atrapalhar sua vida. Viva um dia de cada vez e faça o que deve ser feito hoje. Planeje a semana, o mês, ou até um trimestre, mas o foco é o presente. Se estiver com a cabeça cheia de preocupações, respire fundo e, por alguns minutos — de acordo com técnicas da ioga — encha a barriga de ar e solte lentamente pelo nariz. Quando você oxigena o cérebro, consegue pensar melhor.

7. Valorize as coisas simples da vida
Confúcio disse: “A vida é muito simples, mas insistimos em complicá-la”. Nossa mente, principalmente no mundo de hoje, é viciada. Não para de pensar e um pensamento atrai outro e mais outro e assim por diante. Pensamos tanto — e de forma errada, o que é ainda pior — que sequer paramos para admirar nossa própria vida e suas coisas muito simples, mas belas: o amanhecer ou pôr do sol, um jardim no meio do caminho, um domingo tranquilo em casa ou um encontro com amigos. Valorize e veja beleza em tudo isso. Faça a si mesmo essas perguntas:

Quais são as três coisas mais importantes na minha vida agora?
Qual a coisa mais importante que posso fazer agora?
Por acaso vejo simplicidade nas coisas?

Pergunte e responda a si mesmo. Pense no imediato. Isso lhe trará felicidade plena, mesmo em momentos difíceis.



Para todos aqueles que desejam pintar, esculpir, desenhar, escrever o seu próprio caminho para a felicidade.