Instagram alerta quem tenta seguir Regina Duarte: ‘Tem certeza?’
Regina Duarte, Instagram

Após o Instagram constatar diversas postagens disseminando mentiras e discurso de ódio, a atriz Regina Duarte recebeu uma severa, e talvez até já tardia, punição.

Desde o dia 2 de março, a pessoa que tenta seguir Regina recebe a seguinte notificação do Instagram:

“Tem certeza de que deseja seguir Regina Duarte? Esta conta publicou repetidamente informações falsas que foram analisadas por verificadores de fatos independentes ou que eram contra nossas Diretrizes da Comunidade”.

Depois do alerta, são ofertadas duas ações ao usuário: continuar e seguir o perfil ou cancelar a operação. O alerta só aparece quando se tenta seguir a atriz pelo celular, não no computador.

Hoje, Regina Duarte tem 2,9 milhões de seguidores. Em seu perfil, ela já duvidou que o povo yanomami esteja passando fome, disseminou mentiras sobre a eficácia das vacinas e questionou, sem qualquer embasamento, a transparência do processo eleitoral brasileiro.

Além das informações falsas, ela também publicou ataques a minorias sociais como transexuais e não binários ou a população negra. A disseminação de discursos de ódio é proibida pelas regras do Instagram.

Após a penalização do Instagram,  Regina Duarte se desculpou publicamente nesta quinta-feira, 2.

A última publicação polêmica da atriz, que certamente foi a gota d’água para a penalização, ela  compartilhou um vídeo xenófobo do vereador bolsonarista Sandro Fantinel (Patriota), de Caxias do Sul, ao falar sobre a descoberta de trabalho análogo à escravidão nas vinícolas da região. Ele defendia os produtores no caso e os incentivou a contratar argentinos no lugar de nordestinos. “Produtores, vou dar um conselho a vocês: não contratem mais aquela gente lá de cima”.



Para todos aqueles que desejam pintar, esculpir, desenhar, escrever o seu próprio caminho para a felicidade.