Seu filho caçula é mais travesso que os irmãos mais velhos?
Segundo pesquisas científicas, isso é completamente normal. Descubra por que as crianças mais velhas tendem a ser mais calmas.
De acordo com estudos realizados pela Northwestern University e pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), existe uma curiosidade a ser considerada na ordem de nascimento dos filhos.
A pesquisa foi conduzida e observada em milhares de grupos de irmãos de famílias na Flórida e outras famílias na Dinamarca. Apesar da considerável diferença cultural, os resultados são semelhantes.
Por que o segundo filho tende a ser mais travesso?
Sempre houve esse clichê relacionado ao segundo filho, considerado o “patinho feio” e o travesso da família , o trabalho dos pesquisadores precisamente queria ir ao fundo do que até hoje era considerado apenas uma crença popular. O professor Jospeh Doyle (MIT) e sua equipe descobriram que em famílias com dois ou mais filhos, os segundos meninos têm 20 a 40% mais chances de ter problemas disciplinares na escola e problemas com a lei na idade adulta do que seus irmãos mais velhos.
Segundo os pesquisadores, essa diferença de comportamento entre irmãos se deve à atenção diferente que haveria entre o primeiro e o segundo filho. É precisamente essa falta de atenção que causa atitudes anormais em crianças que procuram atrair a atenção de seus pais.
Quando o primeiro filho nasce em família, pai e mãe terão necessariamente muito mais tempo livre e podem se concentrar mais no filho, devido à inexperiência que se tem na educação de um filho recém-nascido.
Quando um segundo filho nasce, você está melhor preparado do que antes. Você passa menos tempo com seu filho e trabalha mais do que quando teve seu primeiro bebê. Se o primeiro tiver todo o tempo dos pais para ele, o segundo terá que compartilhar com o irmão. Esse número pode ser tomado como referência pela criança, razão pela qual, de acordo com estudos, o segundo pode não crescer bem e se tornar mais travesso .
Um problema entre irmãos
O primeiro filho tem como inspiração e referência aos pais, ele aprende com eles a se comportar de maneira responsável o mais rápido possível. O segundo filho é mais conhecido como irmão ou irmã do ancião e tentará copiá-lo, mas sem sucesso .
Potanto, de acordo com estudos, o primeiro filho terá mais chances de ter sucesso no futuro, enquanto o segundo filho pode ter problemas comportamentais relacionados a autoestima e muitos com tendência a criminalidade.
Para Shankar Vedantam, correspondente de ciências sociais da National Public Radio, você não precisa se preocupar com os resultados desta pesquisa. De 20 a 40% das crianças de segunda geração que correm risco de crime, apenas uma fração terá problemas com a lei no futuro.
Obviamente, isso é apenas o resultado de uma investigação, não precisa necessariamente acontecer com você. A ordem de nascimento pode levar a desequilíbrios na criança e torná-la mais travessa, desde que não prestemos atenção a ela e ao tempo que ela tenha dado aos outros.