Nos últimos anos, as fazendas verticais se tornaram muito populares em várias partes do mundo, pois são um método mais econômico e prático para o cultivo de hortaliças, uma vez que ao invés de requerer grandes campos como na agricultura tradicional, espaços menores são usados para a produção.
O Grupo YesHealth é uma das empresas pioneiras nesta área e desde 2008 utiliza um método de agricultura sustentável com tecnologia verde, que tem aplicado em algumas das maiores e mais eficientes fazendas verticais do mundo.
Leia também: Casal de idosos se reencontra após 9 meses separados pela pandemia
Além disso, um dos projetos mais importantes desta empresa taiwanesa é em Copenhague, na Dinamarca, onde se iniciou a construção de um parque eólico vertical cuja superfície será de 23.000 m2 e deverá produzir cerca de 1.000 toneladas de vegetais por ano!
O YesHealth está realizando esta construção com seu parceiro da região escandinava: a Nordic Harvest e assim que a segunda fase for concluída em 2022, eles terão a maior fazenda vertical da Europa.
Adicionalmente, esta associação representa um passo muito importante no setor da tecnologia alimentar sustentável, devido ao seu funcionamento com energias renováveis graças à utilização de turbinas eólicas que reduzem significativamente a pegada de carbono da produção.
Por outro lado, as fazendas verticais do YesHealth, como outras empresas congêneres, utilizam a hidroponia para produzir alimentos com pouca água e sem agrotóxicos, mas a empresa taiwanesa tem um diferencial por fabricar e utilizar suas próprias lâmpadas LED, com tecnologia que eles se desenvolveram nos últimos dez anos.
Outra vantagem desse sistema é que será possível ter uma produção anual constante e como os vegetais chegarão muito mais frescos aos supermercados do que os importados, espera-se que ajude a reduzir o desperdício de alimentos.
Stella Tsai, gerente geral do YesHealth Group mencionou que os preços dos vegetais do parque eólico vertical serão muito competitivos no mercado dinamarquês, pois “neste tipo de cultivo, todos os custos podem ser controlados. A produção não é influenciada pelo clima, então pode (crescer) em um novo programa ”.
Desta forma, o YesHealth Group espera ter o mesmo sucesso no mercado europeu e asiático, uma vez que suas fazendas verticais representam uma excelente alternativa para atingir os objetivos de redução da poluição por meio de sistemas de produção agrícola sustentáveis.
Leia também: Professor constrói carrinho adaptado para ajudar alunos cegos a ‘explorar o mundo’
Fonte: Olhar Digital
Compartilhe o post com seus amigos! 😉