O menino marrom é o grande protagonista desta história e através da sua amizade com o menino cor-de-rosa, é descrita uma linda trajetória de ensinamentos e lições. Ziraldo expõe de forma bem poética o crescimento de dois meninos: um é negro e o outro branco.
Eles vão crescendo a partir do desenrolar do enredo, com isso surgem os primeiros questionamentos sobre as diferenças entre eles.
Os meninos tornam-se adolescentes e entendem que, o sentimento de amizade existente entre ambos, possibilita uma comunhão em suas vidas. No livro o conceito de preto e branco é desmistificado, a partir da explicação do processo que origina as cores.
As características do menino negro são interpretadas pelo seu amigo cor-de-rosa como algo muito natural.
A amizade é o argumento que Ziraldo utiliza para dizer através do livro, que não podemos ser inimigos de alguém tão somente pela cor da sua pele. O menino marrom é destacado como o companheiro que faz o amigo cor-de-rosa ter uma visão democrática sobre a vida.
O crescimento dos meninos no decorrer da história, proporciona uma bonita reflexão sobre a importância de manter as amizades de longa data. O tempo vai passando e os amigos seguem trajetórias diferentes, porém a amizade os coloca em uma sintonia contínua.
Ler “O menino marrom” possibilita uma reflexão sobre a harmonia que podemos estabelecer com tudo o que é diferente de nós.
As apostas on-line tiveram um crescimento explosivo no Brasil nos últimos anos. Com o mundo…
Good American jeans are more than just a staple in your wardrobe—they’re versatile pieces that…
Marrocos representa um fascinante encontro entre tradições milenares e paisagens extraordinárias, oferecendo aos viajantes uma…
Aprender técnicas para aplicar com o barbante de crochê é fundamental, especialmente para os iniciantes,…
A Arábia Saudita, um país fascinante no Oriente Médio, está se abrindo cada vez mais…
Os problemas em um casamento são comuns e podem variar desde desafios relacionados à convivência…