Reflexões

NASA homenageia primeira engenheira negra da história e muda nome da sede

A agência espacial norte americana – NASA, acaba de anunciar que mudará o nome da sede em Washington, nos Estados Unidos. Em homenagem a Mary W. Jackson, a primeira engenheira negra da história da agência, a mudança é um “lembrete de que Mary é um dos muitos profissionais incríveis e talentosos da história da Nasa que contribuíram para o sucesso desta agência”, explicou o administrador da NASA, Jim Bridenstine em anúncio feito na última quarta-feira(24).

Jackson foi contratada pela empresa em 1958, em pleno período da segregação racial. Se no início de sua carreira, a engenheira começou como uma matemática de pesquisa, em um posto conhecido como “computador humano”, com o passar dos anos ela passou a participar ativamente da corrida espacial norte americana. Sua história foi contada no filme ‘Estrelas além do tempo’, do diretor Theodore Melfi.

Apenas dois anos depois, ela foi chamada para trabalhar com um túnel de pressão supersônico fazendo experimentos práticos e foi promovida de matemática à engenheira. No entanto, como observamos no filme, as coisas não foram assim tão simples e ela precisou enfrentar muitos preconceitos. Na época, seu supervisor sugeriu que ela participasse de um programa de treinamento, que foi realizado em uma escola segregada. Jackson teve que receber permissão especial para participar.

A mudança de nome de um dos edifícios mais emblemáticos dos Estados Unidos marca um período onde inúmeras mulheres e negros, antes apagados e esquecidos, começaram a ser relembrados. Um reconhecimento justo, o mundo está repleto de cientistas e cabeças importantes que foram deixados debaixo do tapete por questões sociais. A mudança também acontece logo depois dos inúmeros protestos em decorrência do assassinato de George Floyd.

“Hoje, orgulhosamente anunciamos o prédio da sede da NASA em Mary W. Jackson. Ele se encaixa apropriadamente no ‘Hidden Figures Way’ ‘, um lembrete de que Mary é um dos muitos profissionais incríveis e talentosos da história da NASA que contribuíram para o sucesso desta agência. Escondidos, continuaremos a reconhecer as contribuições de mulheres, afro-americanos e pessoas de todas as origens que tornaram possível a história bem-sucedida de exploração da NASA”, disse Jim Bridenstine.

Mary W. Jackson nasceu em 1921 na Virgínia e foi uma das cientistas mais importantes da história da humanidade. Matemática, engenheira, humanitária e pioneira, ela lutou contra uma sociedade preconceituosa e abriu caminho para outras mulheres adentrarem o hermético universo da ciência.

Traduzido do site: Quokkamag| Por

Fotos: divulgação NASA

 

A Grande Arte De Ser Feliz

Para todos aqueles que desejam pintar, esculpir, desenhar, escrever o seu próprio caminho para a felicidade.

Recent Posts

Roteiros Exclusivos para Arábia Saudita: Dicas e Sugestões

A Arábia Saudita, um país fascinante no Oriente Médio, está se abrindo cada vez mais…

1 mês ago

Todo casamento tem fases difíceis?

Os problemas em um casamento são comuns e podem variar desde desafios relacionados à convivência…

1 mês ago

Você consegue encontrar os DOIS ROSTOS escondidos na imagem?

Trata-se de um desafio simples, que demandará apenas a sua observação atenta e honesta. Você…

1 mês ago

3 signos que estão com a ESTRELA DA SORTE neste mês de outubro! Vem ver!!!

Os signos abaixo terão grandes e talvez únicas oportunidades neste mês de outubro. Vale ficar…

1 mês ago

Novos destinos para descobrir nas suas férias

As férias aproximam-se e a busca por novos destinos está no auge. O turismo na…

2 meses ago

Jornalista vai cobrir acidente e descobre que a vítima fatal é a própria filha filha: “Deus a levou de volta”

Conforme noticiado pelo site Ric     Tragicamente, a jovem de 21 anos, Kamilly Vitória Cândido,…

8 meses ago