A 8 quilômetros da fronteira da Dakota do Sul no remoto norte do estado de Nebraska, Estados Unidos, se encontra Monowi.
Prefeito deixa a carteira e seus documentos para trás e vai para a rua. Por quê? A resposta vai te impressionar!
Dentro de um edifício branco e com a pintura descascando, Elsie Eiler, de 84 anos, está abrindo garrafas de cerveja para alguns clientes sob um letreiro que diz: “Bem-vindo à mundialmente famosa Taberna Monowi, onde se serve a cerveja mais gelada da cidade!”.
Quando o esposo de Eiler, Rudy, faleceu em 2004, ele não deixou apenas a taberna para ela comandar, mas sim toda a cidade. Hoje, segundo o censo do país, Monowi é o único lugar com apenas um morador, e Eiler é a prefeita, a secretária, a tesoureira, a bibliotecária, a barman e a única pessoa que fica na menor cidade dos Estados Unidos.
A vida de Eiler como a única moradora de uma cidade-fantasma é muito curiosa. Todos os anos, ela pendura um aviso no único negócio de Monowi (seu bar) anunciando eleições para prefeito e depois vota nela mesma. Ela é obrigada a apresentar um plano municipal todos os anos para arrecadar fundos estatais, depois arrecada anualmente por volta de $500 dólares em impostos para manter os três faróis da cidade piscando e a água fluindo.
“Quando solicito ao Estado minhas licenças para vender álcool e tabaco a cada ano, elas são enviadas à secretária da cidade, que sou eu. Então, as recebo como secretária, as assino como empregada e as entrego a mim mesma como a dona do bar.”
Na década de 1930, Monowi era um ponto de parada da estrada de ferro de Elkhorn e lar para 150 pessoas, com lojas, restaurantes e até uma prisão. Eiler cresceu em uma fazenda e conheceu Rudy no ensino fundamental.
Aos 19 anos, eles se casaram e tiveram seus dois filhos. Quando Rudy teve a ideia de restaurar a antiga taberna que havia pertencido ao pai de Eiler, ela disse “Por mim, tudo bem”, e o casal abriu seu negócio em 1971.
No entanto, no momento que a taberna reabriu, Monowi já tinha começado a fechar. À medida que as condições da agricultura pioravam e as economias rurais colapsavam depois da Segunda Guerra Mundial, comunidades inteiras no país começavam a desaparecer.
Em 1980, a população da cidade havia diminuído para 18. Vinte anos depois, os únicos dois habitantes de Monowi, Rudy e Eiler, trabalhavam na taberna. Hoje, Monowi é uma das três cidades incluídas no condado de Boyd, Nebraska, que têm menos de 10 habitantes.
Felizmente Eiler nunca está sozinha, pois os turistas regularmente visitam sua cidade e ela tem vários amigos em locais próximos que não param de visitá-la.
A Arábia Saudita, um país fascinante no Oriente Médio, está se abrindo cada vez mais…
Os problemas em um casamento são comuns e podem variar desde desafios relacionados à convivência…
Trata-se de um desafio simples, que demandará apenas a sua observação atenta e honesta. Você…
Os signos abaixo terão grandes e talvez únicas oportunidades neste mês de outubro. Vale ficar…
As férias aproximam-se e a busca por novos destinos está no auge. O turismo na…
Conforme noticiado pelo site Ric Tragicamente, a jovem de 21 anos, Kamilly Vitória Cândido,…