Reflexões

É pra comemorar! Venda de elefantes africanos para zoológicos está proibida em todo o mundo

Triunfo Histórico

Na décima oitava reunião de um tratado internacional de comércio de vida selvagem, realizado em Genebra, na Suíça, os países aprovaram uma proposta que define que  elefantes do Botsuana, Zimbábue, Namíbia e África do Sul só podem ser exportados para países africanos onde os elefantes vivem ou costumavam viver.

Há uma exceção: a exportação é permitida se um país puder verificar se há um benefício real na conservação enviando um elefante para outro local.

A proposta foi um dos tópicos mais controversos da Convenção sobre Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora (CITES), na qual 182 países e a União Européia se reuniram para discutir regulamentos comerciais.

“É uma grande vitória para o bem-estar animal que o sequestro de jovens elefantes de suas famílias tenha sido proibido de levá-los a zoológicos”, diz Frank Pope, CEO da organização sem fins lucrativos Save the Elephants, sediada em Nairóbi.

Capturar e vender elefantes vivos tem sido alvo de críticas crescentes, à medida que os cientistas aprendem mais sobre o complexo comportamento e intelecto dos elefantes. Estudos descobriram que os elefantes têm um grande vínculo de família e amizade, são criaturas inteligentes e sociais.

Nos últimos anos, foram coletadas informações que mostram que eles usam ferramentas, trabalham juntos para alcançar objetivos comuns, lamentam seus mortos e são capazes de simpatizar. Todos esses fatos preocuparam cientistas e grupos de bem-estar animal, já que muitos elefantes, geralmente jovens, são separados de suas famílias na natureza para serem vendidos a zoológicos.

“Como nós, os elefantes sentem alegria quando se reencontram com a família e dor quando são brutalmente separados. Como nós, eles precisam de amigos e espaço para prosperar. O dano físico e psicológico causado aos elefantes individualmente por sua captura traumática e sua vida empobrecida em cativeiro está bem documentado ”, diz Joyce Poole, especialista em comportamento de elefantes.

Estar separado de suas famílias pode causar trauma psicológico, resultando em condições que incluem depressão, ansiedade, agressão e, às vezes, morte prematura.

Este acordo é uma ótima notícia para a natureza e, especialmente, para esses animais que poderão crescer em seu habitat natural, em vez de ficarem em um local fechado e longe da família.

Traduzido e adaptado do site: Nation

A Grande Arte De Ser Feliz

Para todos aqueles que desejam pintar, esculpir, desenhar, escrever o seu próprio caminho para a felicidade.

Recent Posts

Roteiros Exclusivos para Arábia Saudita: Dicas e Sugestões

A Arábia Saudita, um país fascinante no Oriente Médio, está se abrindo cada vez mais…

1 mês ago

Todo casamento tem fases difíceis?

Os problemas em um casamento são comuns e podem variar desde desafios relacionados à convivência…

1 mês ago

Você consegue encontrar os DOIS ROSTOS escondidos na imagem?

Trata-se de um desafio simples, que demandará apenas a sua observação atenta e honesta. Você…

1 mês ago

3 signos que estão com a ESTRELA DA SORTE neste mês de outubro! Vem ver!!!

Os signos abaixo terão grandes e talvez únicas oportunidades neste mês de outubro. Vale ficar…

1 mês ago

Novos destinos para descobrir nas suas férias

As férias aproximam-se e a busca por novos destinos está no auge. O turismo na…

2 meses ago

Jornalista vai cobrir acidente e descobre que a vítima fatal é a própria filha filha: “Deus a levou de volta”

Conforme noticiado pelo site Ric     Tragicamente, a jovem de 21 anos, Kamilly Vitória Cândido,…

8 meses ago