Aprender técnicas para aplicar com o barbante de crochê é fundamental, especialmente para os iniciantes, para aprimorar suas habilidades e desenvolver peças únicas em sua confecção – seja para o trabalho ou para o lazer.
Uma das dicas mais importantes é a de praticar sempre que possível, mesmo que os pontos pareçam ser difíceis. Conforme ocorre o desenvolvimento das peças, você aprende qual a tensão ideal para manusear o fio e de que maneira segurar a agulha para tecer.
O que é crochê barroco?
O crochê barroco é a técnica tradicional que utiliza o fio de barbante barroco para a confecção de mantas, roupas, itens decorativos e acessórios. Trata-se de um produto composto totalmente por algodão, que confere para a linha beleza, durabilidade e maior eficiência para sua confecção.
Esse é o tipo de barbante de crochê perfeito para produzir tapetes e caminhos de mesa. No entanto, saiba que suas criações podem sofrer variações, conforme o tipo de TEX que você escolher para o trabalho artesanal, sendo o de 885 um dos disponíveis no catálogo da Armarinho São José.
Técnicas de crochê com barbante Barroco
As técnicas com o barbante de crochê podem ser treinadas frequentemente, para você fazer um excelente uso do fio barroco. Com a prática, além de você aprender a desenvolver novos tipos de peças, consegue trabalhar com tranquilidade por utilizar um produto resistente e de alta qualidade. Conheça as principais técnicas para praticar:
Nó corrediço
Com o barbante de crochê adequado, faça um laço no fio e o aperte com ajuda da agulha para formar a primeira base dos seus pontos. Essa é uma técnica inicial, mas que vai te auxiliar no desenvolvimento das peças mais básicas até as mais complexas e repletas de detalhes.
Carreiras circulares
Ideal para fazer os amigurumis, use o barbante de crochê trabalhando com a junção do começo e o final das carreiras. O recomendado é você tecer sempre em formato espiral utilizando um ponto mais baixo para dar formato ao boneco de pelúcia, conforme as orientações da receita escolhida.
Ponto pipoca
O ponto pipoca, feito com o barbante de crochê, é desenvolvido com o ponto alto. Já os de base são para os relevos terem apoio suficiente para ficarem visíveis. Essa é uma opção decorativa e composta por bolinhas que podem ser trabalhadas nas mantas, colchas ou almofadas a fim de criar texturas extras e na produção.
Qual barbante é semelhante ao barroco?
Similar ao barbante de crochê barroco, o diamante premium pode ser um substituto, pois é desenvolvido 100% em algodão, possui 452 metros e tem um TEX de 885. Composto por cores vivas, esse é um produto ideal para realizar todo tipo de trabalho que você desejar, caso não consiga encontrar a opção barroca.
A linha diamante premium possui uma grande variedade de cores como cassis, fiori, cinza, ouro, laranja, lilás e café, tem a textura macia e proporciona versatilidade em suas criações. É possível também encontrar opções mescladas, caso a sua intenção seja a de trabalhar com a mistura de tons nas peças, como acontece em mantas e almofadas.
Onde comprar Barbante para crochê?
Compre com o Armarinho São José, que possui o barbante de crochê barroco disponível, bem como suas indicações de agulha – a adequada é entre 4 a 5 mm. O fio é composto por um TEX de 885, conta com 452 metros e está disponível em cores sóbrias, sofisticadas e elegantes.
O Armarinho São José conta com o barbante de crochê pronto para aquisição, e você tem a praticidade de escolher as suas cores favoritas, inserir no carrinho e prosseguir a etapa de compras. Confira se as informações estão corretas e, ao pagar, você vai receber a confirmação via e-mail, bem como o código de rastreio para acompanhar o envio da sua encomenda!