Angelina Jolie faz visita surpresa à Ucrânia e é “recebida” com sirenes de ataques aéreos russos

A estrela de cinema Angelina Jolie foi levada às pressas para um local seguro em meio a temores de um ataque de foguete iminente durante uma visita à cidade ocidental de Lviv, na Ucrânia.

Jolie, 46, chamou a atenção quando surgiu em um vídeo andando rapidamente com uma comitiva quando uma sirene de ataque aéreo disparou.

agrandeartedeserfeliz.com - Angelina Jolie faz visita surpresa à Ucrânia e é "recebida" com sirenes de ataques aéreos russos

Enquanto o grupo era filmado se afastando para um local seguro, uma mulher se virou para a câmera e disse ‘por favor, não mais’.

A própria atriz acenou para a câmera e insistiu ‘estou bem’ quando perguntada.

Jolie trabalhou como enviada especial para a Agência de Refugiados das Nações Unidas (ONU) por muitos anos, mas os detalhes de sua viagem à Ucrânia não são claros.

agrandeartedeserfeliz.com - Angelina Jolie faz visita surpresa à Ucrânia e é "recebida" com sirenes de ataques aéreos russos

Lviv está sob ataque do exército russo nas últimas semanas e no início deste mês, um ataque com mísseis na cidade deixou pelo menos sete pessoas mortas.

Mais cedo, a ucraniana Maya Pidhorodetska postou outro vídeo da famosa atriz e cineasta no Facebook.

‘Nada especial. Apenas Lviv. Só fui tomar café. Apenas Angelina Jolie’, escreveu ela em ucraniano após filmar a atriz, que acenou para ela do balcão.

agrandeartedeserfeliz.com - Angelina Jolie faz visita surpresa à Ucrânia e é "recebida" com sirenes de ataques aéreos russos

“A Ucrânia é simplesmente apoiada por todo o mundo.”

No clipe de Pidhorodetska, Jolie foi vista conversando alegremente com os moradores de Lviv enquanto usava roupas casuais.

Os fãs a viram na cidade ucraniana, cumprimentando Jolie enquanto as forças russas se reuniam no leste do país para um novo ataque.

Imagens feitas no início do dia mostram ela cantando autógrafos para os fãs e compartilhando conversas com vários moradores locais.

O governador regional de Lviv, Maksym Kozytsky, disse que Jolie – que é Enviada Especial do ACNUR para Refugiados desde 2011 – veio falar com pessoas deslocadas que encontraram refúgio em Lviv, incluindo crianças em tratamento por ferimentos sofridos no ataque com mísseis na estação ferroviária de Kramatorsk. No início de abril.

agrandeartedeserfeliz.com - Angelina Jolie faz visita surpresa à Ucrânia e é "recebida" com sirenes de ataques aéreos russos

O ataque na cidade do leste da Ucrânia parece ter como alvo deliberadamente uma multidão composta principalmente por mulheres e crianças que tentam fugir de uma iminente ofensiva russa, matando pelo menos 52 pessoas e ferindo dezenas de outras.

“Ela ficou muito emocionada com as histórias (das crianças)”, escreveu Kozytsky. ‘Uma garota foi capaz de contar à Sra. Jolie em particular sobre um sonho que ela teve.’

Ele disse que Jolie também visitou um internato, conversou com os alunos e tirou fotos com eles, acrescentando que ‘ela prometeu que viria novamente’.

Leia também: Casal de marinheiros se casa na Antártida após 20 anos viajando juntos: “Era o lugar perfeito”

Em fevereiro, Jolie falou sobre a guerra na Ucrânia em um post para seus 12,7 milhões de seguidores no Instagram.

Ela escreveu: ‘Como muitos de vocês, estou orando pelas pessoas na Ucrânia.

“Meu foco junto com meus colegas @refugees é que todo o possível seja feito para garantir a proteção e os direitos humanos básicos dos deslocados e refugiados na região.

“Já vimos relatos de vítimas e pessoas começando a fugir de suas casas em busca de segurança.

“É muito cedo para saber o que vai acontecer, mas o significado deste momento – para o povo da Ucrânia e para o estado de direito internacional – não pode ser exagerado.”

“A visita foi uma surpresa para todos nós”, escreveu o governador regional de Lviv em seu canal Telegram.

‘Muitas pessoas que viram a Sra. Jolie na região de Lviv não conseguiam acreditar que era realmente ela. Mas desde 24 de fevereiro, a Ucrânia mostrou ao mundo inteiro que há muitas coisas incríveis aqui.’

De acordo com Kozytsky, Jolie também se reuniu com os evacuados que chegaram à estação ferroviária central de Lviv, bem como com voluntários ucranianos que forneceram ajuda médica e aconselhamento aos recém-chegados.

Durante a visita à estação, Jolie conheceu voluntários que trabalham com os deslocados, que lhe contaram que cada um dos psiquiatras de plantão falava com cerca de 15 pessoas por dia. Muitos dos que estão na estação são crianças de dois a 10 anos, de acordo com voluntários.

“Eles devem estar em choque… Eu sei como o trauma afeta as crianças, eu sei que apenas ter alguém mostrando o quanto elas importam, o quanto suas vozes importam, eu sei como isso é curativo para elas”, disse ela em resposta.

A agência de refugiados da ONU diz que mais de 12,7 milhões de pessoas fugiram de suas casas nos últimos dois meses, o que representa cerca de 30% da população da Ucrânia antes da guerra.

No mês passado, em seu papel como enviada especial, Jolie também visitou o Iêmen, onde milhões de pessoas foram deslocadas pela guerra.

Mas ela não é a primeira celebridade americana a desembarcar na Ucrânia durante o conflito.

O ator americano Sean Penn se encontrou com o presidente do país e participou de coletivas de imprensa do governo como parte de um documentário da VICE que ele está filmando.

Quando Kiev estava sob ataque, Penn e sua equipe caminharam quilômetros até a fronteira polonesa.

O ator, de 61 anos, disse que ele e sua equipe de filmagem decidiram abandonar o carro e prosseguir a pé depois de ver os milhares de moradores ucranianos fugindo por segurança, com filas que se estendem por quilômetros.

Penn descreveu como os carros estavam cheios de mulheres e crianças, com sua única posse de valor sendo o veículo em que viajavam.

O documentário é uma produção da VICE Studios, ‘em associação com VICE World News e Endeavor Content’, de acordo com um porta-voz do grupo de mídia.

Em um post traduzido no Facebook, o governo ucraniano disse estar grato por Sean estar lá e foi elogiado por ser mais corajoso do que os líderes ocidentais.

Leia também: Jovem engenheira reforma, de graça, as casas de 100 famílias de baixa renda em MS

Fonte: Daily Mail UK

Compartilhe o post com seus amigos! 😉



Gabriel tem 24 anos, mora em Belo Horizonte e trabalha com redação desde 2017. De lá pra cá, já escreveu em blogs de astronomia, mídia positiva, direito, viagens, animais e até moda, com mais de 10 mil textos assinados até aqui.