A chamada “Mesa da Paz” é um conceito avançado que visa apoiar o grupo familiar, nos momentos em que os conflitos se materializam, ou quando as crianças se sentem sobrecarregadas ou pressionadas pelo ambiente.
Um dos melhores legados da educação montessoriana é o conceito da Mesa de la Paz. A tabela de paz é uma ferramenta de resolução de conflitos para a sala de aula.
O método da mesa de paz tem sido tremendamente eficaz em canalizar a convivência saudável na família , sendo utilizado como recurso pedagógico que intervém positivamente na resolução de conflitos; a partir da perspectiva de estabelecer uma disciplina positiva e construtiva .
A visão apontada pela mesa de paz está mais relacionada ao que diz respeito ao comportamento indisciplinado das crianças e ao impacto que isso causa na harmonia do grupo familiar; estabelecer técnicas de comunicação que permitam liberdade de expressão e resolução de conflitos .
Como a tabela de paz ajuda a resolver conflitos?
A tabela de paz baseia sua estratégia no desenvolvimento das técnicas necessárias, que permitem a resolução dos dois tipos de conflitos que alteram a harmonia familiar:
Conflito Tipo Interno
É aquele que se manifesta quando um dos membros do grupo familiar apresenta sinais de frustração, nervosismo, tristeza ou raiva; cuja causa não é precisamente atribuível a uma terceira pessoa .
Neste tipo de conflito, a tabela de paz é útil para a pessoa tomar o tempo necessário para identificar a causa do problema.
Conflito de tipo externo
São situações em que duas pessoas (sejam duas crianças, dois adultos ou uma criança e um adulto) têm algum tipo de ressentimento entre elas.
É aqui quando as partes se voltam para a mesa da paz, onde podem resolver o conflito.
É importante notar que no caso de um dos participantes ser uma criança muito nova, a intervenção de outra pessoa servindo como assistente é válida; embora, de preferência, o conflito deva ser resolvido pelos envolvidos .
Quais elementos consistem em uma mesa de paz?
Dependendo do uso que será dado à tabela de paz, ela consistirá em objetos diferentes, embora seu propósito ou objetivo seja sempre semelhante:
- Um bom objeto para segurar nas mãos.
- Uma bola de neve ou não uma ampulheta.
- Um pequeno sino para comunicar o fim do conflito.
Como funciona a mesa da paz?
Em seguida, uma breve descrição será dada de como é a operação de uma tabela de paz e como seus elementos devem ser usados :
Bom objeto para segurar nas mãos:
- Uso em conflitos internos: o objeto deve ser tomado pela pessoa com o conflito e deve concentrar toda a sua atenção nele, a fim de internalizar a causa de seu mal-estar.
- Use em um conflito entre duas pessoas: as duas pessoas devem falar em turnos e cada um deve explicar como eles se sentem sobre a atitude da contraparte. O objeto serve como uma ajuda para designar a mudança de palavra, tomando-a conforme apropriado.
Bola de Neve ou Ampulheta:
- Use em conflitos internos: Tanto a bola de neve quanto a ampulheta devem ser agarradas pela pessoa, enquanto se acalma e analisa em profundidade como ele se sente.
- Use em um conflito entre duas pessoas: há casos em que o conflito é tão intenso que nenhuma das partes está disposta a se acalmar. Nesse momento, a bola de neve deve ser usada para marcar um tempo de alguns minutos até que a calma seja restaurada.
Uso do sino:
- Uso em conflitos internos: não é obrigatório, mas se a pessoa envolvida quiser afirmar que seu estado emocional já melhorou, posso fazê-lo tocando a campainha.
- Use em um conflito entre duas pessoas: Quando as duas pessoas envolvidas no conflito conversaram e conseguiram resolver suas diferenças, ambas podem comunicar as boas novas ao resto do grupo familiar; Tocando o sino juntos .
É uma boa idéia escolher em algum lugar da casa para colocar a mesa da paz.
Sua presença indicará constantemente aos membros da família que existe uma maneira construtiva de conciliar as posições.