“Você não pode dizer palavrões aqui, ponto final. Diga lá fora, lá fora tudo que você quiser, mas respeite a sala de aula (…) Quantas vezes e como eu tenho que te dizer? Até você entender? Respeite, ou saia daqui”, disse um professor de Cali, na Colômbia, em um vídeo viral.
Bom comportamento e educação são virtudes encorajadas e valorizadas em qualquer instituição.
E por mais que alguns professores queiram impedir que seus alunos falem palavrões em sala de aula, sempre há os mais rebeldes que os dizem de qualquer maneira, independentemente de serem repreendidos ou expulsos quando necessário.
Leia também: Menina de 7 anos é diagnosticada com câncer de mama raríssimo após mãe notar sinal
Ainda assim, há professores que se preocupam que o ambiente escolar, de modo que ele seja respeitado, e tentam fazê-los compreender essa importância como podem, como aconteceu no Colégio Guías de Cali (Colômbia), onde um professor acabou perdendo a paciência ao ver um aluno xingar os colegas repetidamente.
O momento foi registrado em vídeo por um educador e, ao que parece, por outros alunos que presenciaram a revolta do docente.
No registro é possível ver o professor no pátio com o aluno, enquanto tenta fazê-lo entender a importância de ser respeitoso com os colegas.
“Não há palavrões aqui, irmão, ponto final. Fala lá fora, lá fora tudo que você quiser, mas respeita minha sala. Um, dois, três, quatro semanas seguidas te repreendendo, e você não aprende. Quantas vezes e como devo te dizer? Até você entender? Respeite e pare de ser grosseiro”, disse o professor.
Como era de esperar, o vídeo foi compartilhado nas redes sociais e a grande maioria dos internautas apoiaram sua atitude, ao passo que outros criticaram sua postura agressiva. “Só assim eles entendem”, “Ninguém sabe o que um professor tem que aturar, as vezes é preciso ser duro”, “Apoio total ao professor. Os centros educacionais são balizados pelas relações de respeito”, foram alguns dos comentários no Twitter.
“Gente justificando os gritos daquele ‘professor’. Isso não é certo”, “Espero que um professor não grite assim com meu filho porque eu não aceitaria como pai” e “Quando um jovem se comporta mal, seu mal comportamento deve cessar, mas sempre por disciplina positiva e nunca por agressividade”, ponderaram outros internautas.
Depois disso, a direção da escola anunciou em um comunicado que o professor “não foi demitido”, mas teve que ser afastado temporariamente de seu trabalho devido a “atos inadequados e desrespeitosos” , segundo a mídia local La Kalle.
“Essa discussão não nos representa e não representa nosso trabalho, propósito e missão. Lamentamos profundamente que o professor tenha este tipo de comportamento”, afirmou a escola, apelando aos alunos para que não permitam ou tolerem este tipo de comportamento por parte dos professores.
Na contramão do comunicado, milhares de internautas deixaram mensagens de apoio ao docente e cobraram punições ao aluno “boca suja”.
Assista ao vídeo:
Leia também: Suzane Von Richthofen vende peças artesanais e recebe pedidos para autografá-las
Compartilhe o post com seus amigos! 😉
Fonte: Nesse Universo