Cinco amigos que tiram uma foto com a mesma pose a cada cinco anos desde 1982 seguiram a tradição e publicaram recentemente mais uma fotografia do quinteto reunido.
Há algumas semanas, John “JD” Dickson, Dallas Burney, Mark Rumer-Cleary, John “Belves” Molony e John “Wedge” Wardlaw tiraram a nona foto de seu “Five Year Photo Project”.
Eles foram para o mesmo lugar de sempre — uma cabana pré-fabricada em Copco Lake ao longo da fronteira Califórnia-Oregon, nos EUA.
Os homens, todos com 59 anos (exceto Rumer-Cleary, que tem 58), temiam que pudesse ser uma foto de quatro amigos este ano quando Burney, o “cara do meio”, foi diagnosticado com lipossarcoma.
Em 2019, ele teve um grande tumor canceroso removido da perna esquerda. Ele tem alguns problemas de mobilidade, mas ainda pode andar.
Ele certamente está grato por estar vivo.
“É bom voltar aqui e saber que o câncer não eliminaria o que estamos fazendo”, disse ele à CNN .
O grupo não estava todo junto desde a última foto em 2017 por causa do susto do câncer de Burney e da pandemia, o que dificultou as reuniões.
Na noite anterior à sua última foto , os homens se reuniram para se deliciar com os tacos “Wedge”, que Wardlaw faz enfiando carne em cascas de taco duras e fritando-as tão quente que ele usa óculos de segurança e uma luva para se proteger contra respingos.
Em uma quarta-feira, os cinco se sentaram no parapeito do convés na mesma ordem e nas mesmas poses que fazem desde 1982 para honrar uma tradição que começou há 40 anos.
A mão direita de Burney repousa dentro de seu joelho direito. Um chapéu pousa no joelho ou colo de Rumer-Cleary. E Molony segura uma jarra na mão direita.
Na foto original, o frasco contém uma barata que eles pegaram perto da cabana, um doce de caramelo (comida de barata) e uma foto recortada do ator Robert Young de um anúncio de café para manter a “companhia” do inseto.
Algumas fotos atrás, alguns deles até começaram a usar as mesmas roupas para trazer as fotos o mais próximo possível dos originais.
Rumer-Cleary, engenheiro de software que co-fundou a Occam Networks, disse que estranhos o param às vezes.
“Aconteceu comigo por algumas razões”, disse ele. “Tenho 1,90m e tenho pelos faciais. Eles não vão escolher logo de cara. ‘Você parece familiar, não sei dizer por quê.’”
Os amigos, todos formados na Santa Barbara High School, tiraram a primeira foto quando tinham 19 anos com um temporizador automático de câmera.
A cabana Copco Lake onde acontecem os reencontros foi construída pelo avô de Wardlaw em 1970.
Durante o passeio de 1982 no lago, JD era o único com uma câmera real de 35mm, e foi ele quem disse que deveriam tirar algumas fotos de grupo.
Em 1987, Wardlaw conseguiu que todos os cinco homens fizessem uma viagem ao lago novamente e trouxe a ideia de duplicar a primeira foto. Ele tirou todas as fotos depois da primeira.
“Uma vez que a tiramos e vimos a foto, dissemos: ‘Devemos voltar e tirar em cinco anos.’ Eu disse: ‘Temos que prometer fazer isso a cada cinco anos’”, disse ele ao Santa Barbara News-Press em uma entrevista de 2007.
Dickson é o único que se hospedou em Santa Bárbara, onde opera um site de turismo.
Molony é um fotógrafo baseado em Nova Orleans. Wardlaw é um cineasta e fotógrafo que reside em Bend, Oregon.
Rumer-Cleary é aposentado e vive em Portland, Oregon. Burney é um veterano aposentado da Força Aérea que entrará em seu 23º ano de ensino no outono no norte da Califórnia.
Na época da foto de 2012, apenas dois deles eram casados. Pela foto de 2017, todos eles eram casados, e JD já tinha um filho.
Quanto à questão de quanto tempo eles planejam tirar a fotografia, Wardlaw disse que eles tiveram várias ideias.
“Quando a história se tornou viral em 2012, nos fizeram essa pergunta com bastante frequência. Então começamos a pensar. Ainda podemos optar pelo espaço em branco.”
“Pensamos que uma urna poderia ser engraçada, já que temos senso de humor sobre isso”, escreveu ele em seu site. “Outra opção é que cada um de nós tenha uma caneca com nosso apelido”, acrescentou Wardlaw.
“A caneca para essa pessoa pode ser colocada no espaço em branco. Que tal um papelão recortado? Há muitas ideias, mas a resposta real é que continuaremos tirando a foto.”
“Vamos continuar levando até que não haja mais ninguém e, com sorte, alguém, talvez o filho de John Dicksons, tire uma foto de uma grade de deck vazia onde uma vez nos sentamos.”
Belíssima amizade!!!
Assista ao vídeo:
Fonte: CNN