Cupinzeiros iluminados por vaga-lumes no cerrado brasileiro, parecem castelos de fadas

Via: Saber Viver Mais

Um encanto!

O fenômeno acontece no Parque das Emas, localizado na região norte de Mato Grosso do Sul, e traz um brilho especial durante a noite.

A explicação de tal fenômeno é a bioluminescência, que nada mais é que a produção de luz por organismos vivos. Mas para entender melhor precisamos conhecer o local onde o fenômeno acontece.

O Parque Nacional das Emas, área de área de conservação de aproximadamente 132 mil hectares, abrange os municípios de Mineiros e Chapadão do Céu, em Goiás, e Costa Rica. Na área existem vários buracos de cupinzeiros, lá, uma espécie de vaga-lume deposita seus ovos, quando as larvas nascem, emitem luz verdes que brilham e podem ser vistas durante a noite.

O brilho é tão intenso que os cupinzeiros adquirem um aspecto de castelos, que parecem ter vindo literalmente de um conto de fadas.

Veja as imagens que o fotógrafo Alessandro Bearzi conseguiu captar:

agrandeartedeserfeliz.com - Cupinzeiros iluminados por vaga-lumes no cerrado brasileiro, parecem castelos de fadas

agrandeartedeserfeliz.com - Cupinzeiros iluminados por vaga-lumes no cerrado brasileiro, parecem castelos de fadas

“Acredito que este fenômeno raro só acontece no Parque Nacional das Emas, sempre entre outubro e dezembro, especialmente no início do período das chuvas. Sem dúvida é uma beleza fantástica que vale a pena conhecer, desde que acompanhado de guias treinados”, disse o pesquisador Keyler Simey Garcia Barbosa, para o Campo Grande News.

Talvez, se olharmos com os olhos poéticos e magia no coração, realmente entendamos que os vaga-lumes são fadinhas. Como são belos!

Abaixo, um vídeo sobre o fenômeno:

Com informações: Conti Outra



Para todos aqueles que desejam pintar, esculpir, desenhar, escrever o seu próprio caminho para a felicidade.