Com informações MetSul, Pleno.News
Fumaça de incêndios na Austrália chega à América
A catástrofe sem precedentes na Austrália gerou uma onda de imagens que realmente impactam, movem e, acima de tudo, nos preocupam.
A fumaça provocada pelos incêndios florestais está prevista para chegar ao Rio Grande do Sul, na madrugada de terça-feira (7). A fumaça dos incêndios foi vista hoje em uma nuvem que percorreu mais de 12 mil quilômetros até chegar à América do Sul. Imagens de satélite mostraram um avanço sobre o Chile e a Argentina.
De acordo com a Metsul Meteorologia, um sistema de baixa pressão vai impulsionar a nuvem do Centro da Argentina até o estado do Sul do Brasil.
Quais as consequências?
Felizmente, o órgão também descartou riscos para a saúde da população. Apenas um entardecer e um sol um pouco mais vermelhos.
Diferentemente da fumaça da Amazônia, que avançou em camadas mais baixas da atmosfera (entre 1000 e 2000 metros de altitude), a da Austrália está vindo em altitudes maiores. Com isso, não se espera piora da qualidade do ar em superfície a ponto de afetar saúde.
MetSul publicou informações sobre a chegada da fumaça
CLIMA | Fumaça da Austrália ingressa nesta terça-feira no Rio Grande do Sul. Veja na projeção do modelo GEOS-5 da @NASA como a pluma “viajou” por mais de 10 mil quilômetros, cruzou o Pacífico e chegará amanhã ao território gaúcho.