8 curiosidades sobre Fernando Pessoa

1 – PAIXÃO PELA ASTROLOGIA

Fernando Pessoa gostava muito de astrologia. Fazia mapas astrais de amigos, parentes, conhecidos e até de personalidades históricas.Cecília Meireles, numa visita a Portugal, tinha como seu maior desejo conhecer Fernando Pessoa. O poeta, entretanto, não compareceu ao encontro e deixou Cecília à espera quase duas horas. Quando voltou ao hotel, ela encontrou um livro e uma carta de Pessoa. Nela, o poeta pedia desculpas por não ter ido ao encontro, justificando a ausência com o facto de, segundo ele, os astros dizerem que os dois não podiam encontrar-se naquele dia.

2 – HETERÓNIMOS

Criou inúmeros heterónimos, muitos deles com estilo, biografia e até caligrafia próprias. Ricardo Reis, Alberto Caeiro e Álvaro de Campos são três dos mais conhecidos.
Um dia, tendo chegado atrasado a um encontro com o escritor José Régio, disse ser Álvaro de Campos e pediu perdão por Fernando Pessoa não ter podido comparecer ao encontro.


3 – PROFISSÕES

Além de poeta, Pessoa exerceu algumas funções políticas, trabalhou como tradutor, jornalista, crítico literário, editor, publicitário e até inventor. Numa nota biográfica de 1935, Pessoa descrevia a sua profissão desta forma: ‘A designação mais própria será «tradutor», a mais exacta a de «correspondente estrangeiro em casas comerciais». O ser poeta e escritor não constitui profissão, mas vocação.’

4 – ESCREVER EM PÉ

Diz-se que Pessoa tinha o hábito de escrever em pé.

5 – FOBIAS

Sabe-se que Pessoa tinha algumas fobias: não suportava que lhe tirassem fotografias, não gostava de falar ao telefone e tinha terror às trovoadas.

6 – COLECIONADOR

Sabe-se que colecionava postais e que era filatelista.

7 – SUPERSTIÇÃO E ESOTERISMO

Era terrivelmente supersticioso e tinha momentos em que se comportava de uma forma enigmática e misteriosa – comportamento a que decerto não seria alheia a sua velha atração pelo oculto, o esotérico e a própria relação metafísica que tinha com a vida.



8 – VÍCIO

Nos últimos dez anos de vida, talvez provocado pelo fumo dos oitenta cigarros diários, adquiriu um pigarrear característico, seguido de uma tosse seca.



Para todos aqueles que desejam pintar, esculpir, desenhar, escrever o seu próprio caminho para a felicidade.