“A vida não é complexa. Nós é que a complicamos. A vida é simples e as coisas mais simples são as coisas certas.” – Oscar Wilde
Quando éramos crianças, vivíamos cheio de esperança e possuíamos uma visão simples da vida.
Porém, em algum momento do nosso crescimento, as dificuldades começam a aparecer para podar essa espontaneidade e nos deixar desiludidos.
Mas não tem que ser assim!
Algumas atitudes tornam nossa vida mais difícil do que ela deveria ser.
Contrarie algumas dessas atitudes e perceba sua vida melhorar significativamente. Confira.
1. Você tem medo de falhar ou se sentir um tolo.
Você não tenta coisas novas com frequência, você calcula muito os riscos e se importa muito com o que as pessoas podem pensar de suas ações.
Muitas vezes nosso medo de fracassar pode realmente nos fazer viver uma vida com a qual não estamos felizes e satisfeitos, só porque é mais seguro.
Devemos assumir riscos com o objetivo de aproveitá-los, não de apenas ganhar.
2. Você deixa pessoas negativas e tóxicas entrarem em sua mente.
Você deixa a opinião de pessoas assim drenar suas energias, você escuta seus péssimos conselhos, você leva a crítica deles de uma forma muito pessoal e passa a se enxergar da forma como eles te enxergam.
É melhor evitar pessoas tóxicas e negativas em geral, mas se você não pode, não dê espaço para que elas entrem em sua mente.
3. Você é muito cético.
Você acredita que todos têm uma motivação escondida, uma segunda intenção para tudo.
Você não acha que as pessoas realmente se preocupam com você e está sempre tentando entender demais o que elas dizem ou falam.
É inteligente ser cauteloso, mas ser tão cético só irá trazer estresse e ansiedade à sua vida.
4. Você se culpa demais.
Você está sempre se culpando por tudo o que dá errado — há uma diferença entre assumir a responsabilidade por algo e se culpar por algo.
Assumir a responsabilidade faz com que você encontre maneiras de solucionar o problema e seguir em frente.
Culpar a si mesmo faz com que você fique preso em suas falhas ao invés de encontrar maneiras para seguir em frente com as dificuldades da vida.
5. Você se compara com os outros.
Você está sempre competindo ou se comparando com alguém. A concorrência é saudável até certo ponto, por comparar-se com os outros pode ter um impacto negativo em seu próprio bem-estar.
Comparar-se aos outros o torna mais amargo e faz com que você não agradeça pelo que já tem.
Se você faz questão de comparações, compare-se com quem você era há algum tempo e veja como se tornou uma pessoa melhor, mas não compara-se com os outros.
6. Você se preocupa demais em encaixar-se.
Você não expõe suas preocupações ou como você está realmente se sentindo para não ofender ninguém. Você sempre está tentando agradar as pessoas.
Se você tem que reprimir quem você realmente é para se encaixar, eventualmente você irá perder a si mesmo por causa de uma popularidade temporária.
Você deve preocupar-se mais em fazer a diferença do que em se encaixar em grupos sociais.
7. Você se acha “azarado”.
Você sempre acha que tem azar quando se trata disso ou daquilo? Você acha que o mundo odeia você? Você acredita ter a pior sorte do mundo?
Todos já passamos por fases como essas, mas tornar isso um hábito é a pior coisa que você pode fazer a si mesmo.
Você pode enxergar a vida como algo cheio de esperança e atitude ou pode nadar para a sempre em um mar de dúvida e desespero.
8. Você não se liberta.
Você não consegue esquecer de seus erros, você não consegue perdoar aqueles que um dia te machucaram e você não consegue liberar seus rancores.
Manter-se em memórias ruins e sentimentos doentios fará com que você fique mais para baixo ainda, ao invés de se levantar.
Afastar o passado ou qualquer outra coisa que você não pode controlar irá realmente mudar sua vida para melhor.
9. Você é facilmente desestimulado.
Você permite que pessoas falem mal de suas ideias e diminuam seus sonhos. Você acha que eles sabem melhor quem você realmente é e, por isso, não luta pelo que acredita.
Às vezes você deve parar de dar ouvidos aos outros e fazer o que você acha que é certo, pois esta é a sua jornada e as outras pessoas não precisam compreendê-la.
10. Você vê o mundo em preto e branco.
Vivemos em um mundo cinzento, enxergá-lo em preto e branco não o levará muito longe. É bom encontrar o equilíbrio entre a razão e a paixão, entre sentimentos e lógica.
Você nunca estará em um estado mental ou emocional perfeito, então, por mais que seja difícil, é bom abraçar as incertezas e carregar o mal junto com o bem.
11. Você gasta seu tempo com coisas que não importam.
Você desperdiça seu dia fazendo coisas sem importância, gasta muito tempo em redes sociais ou assistindo Netflix.
O tempo é precioso e a vida pode ser bem mais difícil quando você não tem tempo para gastar consigo mesmo e fazer coisas que realmente trarão benefício a longo prazo.
12. Você adia seus planos para um dia qualquer.
Você parou de tentar fazê-los acontecer, você se estabeleceu na vida que foi dada a você, deixou de acreditar que tem o que é preciso para realizar todos seus planos, independentemente do momento ou das circunstâncias.
Nunca pare de perseguir seus objetivos e sonhos, pois um dia você irá alcançá-los e neste dia toda a sua vida se tornará mais leve, fácil e gostosa.